terça-feira, 17 de julho de 2018

The Blood of Cu Chulainn




Assim como muitos heróis irlandeses, CuChulainn teve uma vida curta, aventureira e trágica. Ele era o filho de Dechtire, irmã do rei Conchobhar. 

CuChulainn foi um dos maiores heróis da mitologia e lenda Irlandesas era um guerreiro a serviço de Conchobhar, rei de Ulster, ficou muito conhecido por sua defesa solitária de Ulster. É dito que CuChulainn teria vivido no ano 1 A.C e contos sobre ele e outros heróis teriam sido escritos a partir do ano 700 D.C.
As aventuras de CuChulainn foram gravadas numa série de contos conhecido como circulo de Ulster (Ulster Cycle).


Depois de ofender Morrigan, a deusa da morte e da guerra, ele foi convocado para lutar quando ele estava debilitado devido as várias lutas que enfrentou. No caminho para a batalha, ele teve uma visão de uma mulher lavando o corpo e armas de um guerreiro morto na vau de um rio, e ele reconheceu o guerreiro como a si mesmo. Sabendo, então, que sua própria morte era iminente, ele lutou bravamente. Quando ele estava fraco demais para ficar de pé, CuChulain se amarrou a um pilar para que ele pudesse morrer lutando em pé.

Cuchulainn, "O Cão de Ulster" ou "Cão de Culainn", lutou até a morte amarrado a uma pedra, enquanto a próxima onda de inimigos se aproximavam com receio, pois seus inimigos o temiam mesmo na morte.



Estatua de CuChulainn agonizante feita por Oliver Sheppard foi colocada em frente ao General Post Office de Dublin 

E foi só depois que Morrigan, a Deusa da Morte, transformada em corvo, pousou em seu ombro, que seus inimigos souberam que ele estava realmente morto.
Ele morreu aos 27 anos de idade.

A imagem de CuChulainn é invocada tanto por nacionalistas irlandeses quanto por unionistas do Ulster, em murais, poesia, literatura e outras formas de arte. Os nacionalistas irlandeses o vêem como o mais importante herói céltico irlandês e, por conseguinte, como o mais importante personagem de toda a sua cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário